segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Centro de prevenção de desastres naturais fecha devido à crise do RJ

Um dos mais modernos Centros de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais foi desativado após a crise na gestão financeira do estado do Rio de Janeiro.

O CEMADEN foi criado para a prevenção e preparação na minimização de impactos diante risco de mortes ou prejuízos materiais causados por desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra. A partir de situações emergenciais, por meio do Centro, era possível emitir alerta para todos os 92 municípios do Rio de Janeiro.

O órgão, vinculado à Secretaria Estadual de Defesa Civil, contava com especialistas de diferentes áreas do conhecimento, são hidrólogos, geotécnicos, bombeiros, meteorologistas e de tecnologia da informação. Os profissionais se revezavam em plantões de 24h, para manter alimentado um banco de dados, que mapeava diferentes regiões do estado. 

Foto: Divulgação/Defesa Civil-RJ
Por conta da crise, o governo do estado não renovou o contrato dos técnicos do CEMADEN. A estrutura que foi montada no Centro Integrado de Comando e Controle para a coleta de dados de satélites, radares meteorológicos, pluviômetros e outros equipamentos foi praticamente desativada. Atualmente, quatro bombeiros se revezam na função antes realizada por aproximadamente vinte profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário